Escolhendo a Escola Adequada para seu Filho.

mãe em dúvida
Mais um ano se inicia e com ele aquelas dúvidas tão pertinentes na cabeça de pais e responsáveis:
Qual a escola mais adequada para assegurar o futuro dos meus filhos?

 

pais em dúvida

 

É normal que tenhamos tantas dúvidas sobre qual a melhor escola, pois é sobre o nosso maior tesouro que estamos ponderando. O sonho de todos os pais e responsáveis, é um presente rico de informações relevantes, diversão e aprendizado de qualidade, para que nossos pequeninos tenham um futuro brilhante.
Vamos lhe dar uma pequena ajuda, com dicas bem praticas, de o que é necessário em uma boa escola.

 

professora gesticulando

Creche e Pré-escola

A educação infantil, que envolve creches e pré-escolas, deve ter uma estrutura física que possibilite a movimentação e o desenvolvimento das crianças. Além dos espaços adequados, é importante verificar se os materiais são acessíveis e adequados para a idade da criança, se questões de segurança e acessibilidade são observadas e como é a formação dos profissionais.
Você deve fazer determinadas perguntas para assegurar se a escola está de acordo com o que foi resumido acima.

– A instituição tem autorização de funcionamento expedida pela Secretaria Municipal de Educação?
– A instituição tem proposta pedagógica em forma de documento?
– Reuniões e entrevistas com familiares são realizadas em horários adequados à participação das famílias?
– Há reuniões com familiares pelo menos três vezes por ano?
– Os familiares recebem relatórios sobre as vivências, produções e aprendizagens pelo menos duas vezes ao ano?
– Há a preocupação com o aleitamento materno?
– As professoras têm, no mínimo, a formação em nível médio, magistério?
– As salas de atividades e ambientes internos e externos são gradáveis, limpos, ventilados e tranquilos, com acústica que permite uma boa comunicação?
– O lixo é retirado diariamente dos ambientes internos e externos?
– A instituição protege todos os pontos potencialmente perigosos do prédio para garantir a circulação segura das crianças e evitar acidentes?
– Qual a idade mínima para ingressar na instituição?

 

crianças na creche

Ensino Fundamental

Se a Educação infantil é a etapa mais importante para se iniciar uma educação transformadora, o Ensino Fundamental, como o próprio nome diz, alicerça os fundamentos necessários para que esta educação se consolide e garanta uma base segura para todo o caminhar futuro.

É no Ensino Fundamental que a criança estabelece vínculos permanentes com o prazer de aprender. É nesta etapa que se consolida o encantamento pela descoberta e pelo gosto de “aprender para sempre”. Nesta fase, todo o processo educacional é realizado com o cuidado de propiciar o reconhecimento de que o aprender demanda esforço, persistência, alta expectativa no produto final e de que é extremamente satisfatório e prazeroso saber-se capaz de novas aprendizagens e de constatar a sua própria evolução.

E se nos primeiros anos a escolha é exclusiva dos pais e responsáveis, neste momento é primordial que os estudantes se envolvam na escolha, ainda que a decisão seja dos pais, há de se levar em consideração as ponderações deles. Aqui vai algumas dicas:


  • Na hora de visitar a escola, leve a criança. Faça ela participar desse momento, para que crie um senso de responsabilidade, ainda que a decisão final seja dos pais
  • O adolescente ou jovem também deve participar da escolha do colégio. Tem de ser feita uma negociação com os pais. Caso contrário, as chances de a escolha dar errado são maiores
  • Priorize escolas inclusivas, preocupadas com a diversidade. Cheque a acessibilidade. Ainda que a criança não tenha deficiência, pode necessitar de uma rampa caso se machuque
  • Avalie se os professores estão, de fato, envolvidos com a filosofia do colégio e de quanto tempo lecionam ali
  • Desconfie de escolas que concedem descontos. Uma escola transparente normalmente não dá descontos aleatórios nem para grupos, em razão do custo que isso gera. Também não é permitido cobrar uma 13ª mensalidade
  • Se o estudante tiver alguma necessidade especial, é preciso levar o diagnóstico por escrito para solicitar atendimento adequado.

 

Crianças estudando

Ensino Médio

Neste momento da evolução educacional, as decisões não ficam mais fáceis e sim ainda mais confusas na concepção dos pais e responsáveis. Pois não há como classificar como “a melhor instutuição” e sim como “a instituição mais adequada” ao perfil do aluno e ritmo familiar.
Resolvemos lançar algumas dicas genéricas que vão ajudar e MUITO no futuro brilhante que o estudante terá em mais esta fase de sua vida escolar. Porém,lembrando sempre que há necessidade de levar muitos fatores em consideração e principalmente a opinião do estudante.

  • Na hora da escolha é fundamental a participação do estudante. O primeiro ponto que você precisa identificar é o que ele almeja. A partir daí começar a filtrar o tipo de escola que você vai procurar.
  • Antes de matricular os filhos, é preciso conhecer a fundo a metodologia aplicada na prática. Avalie também se não haverá conflitos de cultura e hábito educacional. Se o seu filho estuda desde pequeno em uma escola tradicional, por exemplo, dificilmente se adaptará à uma outra linha ao ingressar no Ensino Médio.
  • Um dos principais desafios de ensinar os jovens é o relacionamento. Independentemente do tipo de escola escolhida ela precisa ser muito habilidosa nesse quesito.
    Normalmente só é possível conhecer a fundo esse ponto ao longo do ano, mas ainda na fase de pesquisa você pode conversar com um dos membros da direção e da coordenação e perguntar a respeito. Você precisa ouvir o que eles tem a dizer e entender o que a escola propõe para facilitar essa conexão.
  • Os professores de ensino médio precisam estar em total acordo com a proposta da instituição que você escolher.
  • O ensino médio é o começo do futuro do estudante, portanto, nessa etapa, é importante (muito importante) suprir as NECESSIDADES ao invés de simplesmente suprir as vontades. Nem sempre a escola da moda ou a mais bonita do bairro é a mais adequada para a construção desse futuro.
  • Durante a fase de pesquisa, não tenha receio. Pergunte, ligue e visite quantas vezes forem necessárias, mas faça uma boa escolha.

 

jovens estudando

 

 

Não nos aprofundaremos mais, como em: ensino superior e profissionalizante. Mas espero termos ajudado no incio de sua procura e na decisão, talvez!

Nossa Creche Escola conta com todos os requisitos acima citados para os períodos de creche e pré-escola e estamos aguardando sua visita. Funcionando em janeiro e fevereiro de segunda a sexta, de 8:00 às 17:00 e com horários diferenciados, com prévio agendamento, podendo ser até mesmo em fins de semana. Ainda contamos com um formulário de matrícula, que basta que clique aqui e preencha para que entremos em contato para agendamento de visita.

 

Lhe aguardo para mais uma conversa em alguns dias!
Deixe seu comentário, pois sua opinião é o que nos move!
Não deixe também de nos seguir nas redes sociais:
facebook.com/crecheescolamundodaoficina
instagram.com/crecheescolamundodaoficina

 

 

Mickey Mouse acenando

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rua Cabo Frio nº 10 Aquarius - Tamoios (Cabo Frio) - RJ CEP: 28927-000 Logotipo do aplicativo Waze